[HISTÓRIA DA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – PARQUE PRESIDENTE VARGAS]

A Capela São Francisco de Assis teve inicio em 1980, quando da visita de sua Santidade o Papa João Paulo II a Fortaleza. Até então, os poucos moradores desta região só poderiam participar da Santa Missa na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ou na Capela São João Batista no Aracapé. A Senhora Maria Pastora do Nascimento, sentindo a necessidade de levar sua Mãe para participar da Eucaristia e a dificuldade de locomoção por sua idade avançada, decidiu entrar em contato com Pe. Agostinho Calatayud, primeiro pároco Jesuíta, e colocou seu único bem à disposição da Paróquia. Era um lote de terra de 12 x 33m que deveria ser consagrado a São Francisco de Assis.  A própria Pastora com auxílio de seu irmão Francisco Nascimento de Oliveira e o sobrinho José, iniciaram a construção. Cavaram os alicerces e a comunidade colaborava com os tijolos para o baldrame. Pe. Agostinho viu que havia um grande esforço, mas era impossível a conclusão. Então assumiu a construção até o fim. Já no ano de 1981, era pequena a nossa Capela, media 10x16m. No mesmo ano (1981) iniciamos a Pastoral do Batismo, Crisma, Catequese (iniciantes e preparação para 1ª Eucaristia e um pequeno grupo de adolescentes na perseverança). Com exceção da Pastora e sua irmã Lúcia, os serviços de evangelização ficaram por conta da juventude.

Foi criado o 1º Grupo de Jovens – JUSFPREV (Jovens Unidos a São Francisco do Presidente Vargas). Este grupo teve a maior atuação nas atividades da comunidade de todos os tempos. Preparávamos as missas, visitávamos famílias, fazíamos cestas básicas e levávamos aos mais carentes, cuidávamos das crianças durante as celebrações, animávamos o povo. Pe. Agostinho tinha orgulho da comunidade.  Em 1985 assumiu o Pe. Moreira, que também nos amava muito. Pe. Edberto, Pe. Agostinho Vall, Pe. Zé Paulo e os demais que vinham presidir a Eucaristia aqui, gostavam da animação local. Por volta de 1995, iniciou-se a organização dos Subconselho e com eles surgem pastorais mais definidas.

Em 1997 com a chegada do nosso querido Pe. Fayos crescem os trabalhos nas pastorais, aumentam as lideranças a e comunidade passa a ter outra cara. Cria-se a Pastoral Familiar, Pastoral do Dizimo, Pastorais Sociais e tantos outros movimentos.  Em 2004, assume o Pe. Ademir, que passou pouco tempo e nada modificou. Em 2006, quando o Pe. Eliomar assume a paróquia, houve uma grande mudança na Liturgia.Em 2011, com chagada do Pe. Resende, deu-se continuidade ao trabalho cuidadoso do Pe. Eliomar. Trabalho esse, que era cuidar do pilar principal da Igreja, ou seja, “Liturgia”. Foi com essa Liturgia que Pe. Resende preocupou-se em manter. Manter uma Liturgia acolhedora, tanto para a assembléia como para todas as pastorais, e foi assim que nossa Liturgia cresceu, acolhendo jovens e outros membros de outras pastorais.Em 2012, tivemos uma grande dificuldade, quando Pe. Resende colocou seu projeto em pratica: juntar pastoral do Batismo e pastoral da Família  e formando uma nova equipe, “Equipe de Evangelização. Mesmo com essa dificuldade conseguimos finalizar os trabalho juntos.Em 2013, já conseguimos finalizar alguns trabalhos pastorais como por exemplo :Pastoral da Família, Batismo, Catequese ,crisma e outros. Com relação a Festa do nosso  Padroeiro São Francisco de Assis, deste ano, todos os trabalhos foram superior ao do ano passado, tanto na parte social como na parte Litúrgica, pois o interesse de todos era o mesmo. Dar inicio em 2014 a 1ª etapa de um projeto que já avinhamos projetado alguns anos atrás:  Construir novos banheiros e uma nova cozinha.Pois os mesmos já são muitos antigos e não mais satisfatório a comunidade. Com a construção dos novos banheiros e da nova cozinha, com certeza só vai contribuir para o crescimento da mesma.Agora que os Jesuítas nos deixam, somos gratos por todos esses anos que esteve conosco, Pelo seu trabalho, dedicação e apoio. Esperamos com a chegado do nosso novo pároco Pe. Daniel, que nos ajude a concretizar  nosso projeto para 2014, e nos contemple com ânimo de Pastor e nos ajude a caminhar como verdadeiros e autênticos Cristãos.

Atual presidente do Conselho: Orlando Pereira.

Rua Vitória Régia, nº 1190

CEP: 60.763-012

Bairro: Presidente Vargas

Contato: (85) 9.8605.2158 (Zamor – Atual Coordenador)