Nós Católicos sabemos que uma das coisas mais fundamentais que temos na vida de cristãos é a Santa Missa aos domingos. A prática das missas dominicais está inserida em nós desde que éramos criancinhas, essa presença constante na missa, as vezes, pode torna-nos automatizados, mecânicos, e por assim participar dos momentos da missa sem atenção. Infelizmente isso é uma realidade, mas cabe a nós mudarmos essa coisa instintiva, e essa é a função desse texto hoje, mostrar a cada um de nós, coisas que passam desapercebidos.

Primeiramente, devemos saber que a santa missa está dividida em quatro momentos, Ritos Iniciais, Rito da Palavra, Rito Sacramental e Ritos Finais.

No primeiro momento, ritos iniciais, os fiéis são recebidos, recebem a equipe celebrativa, no ato penitencial pedem perdão à Deus por pecados leves que cometeram e logo após, no gloria, agradecem e glorificam o Senhor.

Na liturgia da palavra, a assembleia é preparada para o rito sacramental. A primeira leitura é retirada do velho testamento, é Deus que anuncia suas mensagens até chegar o momento em que o próprio Cristo toma a palavra, o evangelho.

Vale lembrar que Cristo não se dá apenas na eucaristia, mas também pelo anuncio, então o evangelho é o momento em que aquelas pessoas que não podem comungar pelo corpo e sangue, comungam pela palavra.

Na eucaristia está o auge da missa e da fé cristã, é o momento que Cristo se transforma em alimento espiritual e doa a vida pela humanidade.

Nos ritos finais estão presentes os avisos da comunidade sobre as movimentações de pastorais, acontecimentos da paróquia, e a benção final, que recebemos para abençoar nossa semana que está começando, até chegar o próximo domingo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>