[HISTÓRIA CAPELA SAGRADA FAMÍLIA – COMUNIDADE APOLO XI]

A comunidade tem aproximadamente 40 anos de existência. Tudo começou com a associação que organizava ações na comunidade através do Sr. Raimundo Ferreira. Tínhamos uma escolinha cuja professora era Brígida, Liduina, Adriana e Ivone.

Em 1984, foi construído um salão em forma de mutirão e procuramos à paróquia para que fossem realizadas missas na comunidade. Nessa mesma época chegaram às irmãs mensageiras de Maria. As  missas eram uma vez por mês e aconteciam no salão, localizado na Rua Raimundo Aristides.

Já havia catequese e liturgia. Brígida, Ivone e as irmãs mensageiras eram responsáveis pelas missas. Ademir era coordenador do Grupo de Jovens caminhando com Jesus. A Sr. Francisca Soares realizava a coroação no mês de maio. O Sr. Raimundo católico então legionário, fundou o primeiro grupo de legionários da comunidade com nome de Nossa Senhora da Boa Esperança, por volta de 1987. Formado por dez pessoas, dentre elas Emélia, Expedita, João Batista, Cecília, Luzelena, Terezinha Oliveira, Terezinha Carneiro, Maria Costa. O Grupo se reunia na casa de D. Expeditinha como era conhecida. Com três grupos de atuação no Apolo XI e sem interação entre os mesmos, no conselhão do Mondubim, tínhamos o Apolo XI 1E 2. E foi desse modo por alguns anos.

Em 1989, através do convite de Emilia, Francisco de Assis, Eliete, João Sena e Maria Augusta. No mesmo  período, Irmã Izalinda organizava o povo, pois um terreno ao redor da lagoa fora invadido e muitos apareceram, dizendo-se donos da terra. Edite coordenadora do solo urbano do mondubim, ajudo as irmãs e com isso a conquista da terra não tardou, batizada então de vila Nazaré. Novamente um espaço de terra fora invadido, um capo de futebol, mesmo com dificuldades impostas pelo então líder comunitário Erasmo, houve mais um sucesso na conquista de terras. Todos os grupos da comunidade entraram em reunião, que contou com a participação de novos membros, Luci, Valdeline e Cristina, que reformaram a catequese.

Por volta de 1992, quando então toda comunidade se reunia frequentemente, Francisco de Assis fica a frente da Legião e a oração regular do terço no campo, culminou na criação do Circulo Bíblico, animado pela fé, que mais tarde sendo realizado na casa de D. Carmosa, deu idéia a Francisco de Assis e Márcio, da renovação para criarem o Grupo de Oração Água Viva. Com  a ajuda de Helena , Silvana e Graça, o grupo acontecia no salão , toda quarta feira.

Alguns meses depois, uma senhora com nome de Zulmira, procura Francisco de Assis e Marcio com intenção de doar uma casa para ser transformada em igreja, uma grande surpresa, pois não havia nenhum dinheiro para que fosse levantada uma. Então, iniciou-se uma luta para construí-la, pois a comunidade era carente e os grupos não tinham dinheiro algum. Começamos a realizar bingos e rifas, pedir nas casas, tudo para ajudar a reformar a casa. Enquanto isso a legião passou a ser realizada na casa. Francisca Soares e Maria das Graças passaram a ensinar catequese e novas pessoas participavam da igreja. Criaram-se uma equipe para ficar responsável pela construção da capelinha, equipe essa formada por Francisco de Assis, Zulmira, Francisca Sampaio e Lucilene, que era mensageira. Novas pastorais surgiram; a do Dizimo com lucí e Valdete e a do Batismo com Márcio, Fernando Iolanda, João Batista, Maria Augusta e Assis. As paredes já haviam sido derrubadas e formou-se um salão. Uma capelinha pequena no tamanho, mas grande no poder, que por pedido de D. Zulmira, tinha como padroeiro Jesus, Maria e José. Com a capela já formada sentimos a necessidade de termos um conselho na Igreja, para organizar as pastorais e os movimentos. Em 1995, foi realizada a primeira reunião do Conselho sendo eleitos Márcio para presidente, Hosana como secretária e Assis como tesoureiro. A gestão não foi satisfatória, causa de novas eleições, obtendo como presidente Cristina, como vice Fernando e secretária Lucí, tesoureiro Assis e coordenador de patrimônio João Batista. A Partir de 1996, passamos a registrar em ata nossas reuniões. Vivemos nessa época muitos momentos bons e também ruins. Tínhamos como pároco, Pe Augustinho, que juntamente com Pe Felipe deu posse ao então conselho. Pe Augustinho ficou por muito tempo nos auxiliando, porém sofreu um AVC e afastou-se, em seu lugar foi posto o Pe Luiz Gonzaga. Márcio que coordenava o grupo de oração havia conseguido banco para nossa capela, que, mas tarde, mas tarde somaríamos a, mas dez, doados por D Rosa e Sr. Orlando. Novas irmãs chegaram juntando-se a nós Rosilda, Verônica e Letícia.

Com muita fé foi implantada a Pastoral do Batismo, por intermédio de Márcio e auxilio de Fernando, Assis, Maria Augusta, Helena e Cléia. Nessa época, tomou posse o novo conselho, composto por Fernando na Presidência, Assis na secretária, Cristina na Tesouraria e João Sena no Patrimônio. Pe Luiz Gonzaga teve um curto período, em seu lugar ficou Pe Fayos.

Em 1997, foi comprada uma caixa amplificadora para a igreja e as missas eram realizadas sempre nos primeiros e segundos domingos do mês. Continuamos as obras na capela com muito esforço, elaborando bingos, rifas e feijoadas, A Igreja funcionava com a catequese, a pastoral do batismo e a renovação. Foi em nossa capela que Irmã Letícia fez seu voto perpétuo. A Nova equipe do dizimo era formada por Fernando e Valdelice.   Depois de algum tempo, resolvemos ampliar a capela, começando com a destruição da cacimba que havia em frente a igreja. Nesse mesmo período em 14 de abril de 1997, foi derrubada uma casa e iniciamos o trabalho de construção do salão, como já dito para realizar a 1ª Eucaristia com ajuda da Irmã Amelinha na compra da casa de D Raimunda.

A partir 9 de Março de 1998, um novo conselho assumiu a frente da comunidade. A gestão tinha Assis como coordenador, Junior como vice, Nilvia como secretaria, Eliete como 2ª secretaria , Cristina como tesoure ira, Cléia como 2ª tesoure ira e João Batista como coordenador de patrimônio. As principais responsabilidades desse conselho eram reformar a entrada da Igreja por um novo piso, limpar e ampliar a capela e colocar o santíssimo que foi exposto na igreja do Apolo XI em 14 de setembro de 1998.Conseguimos a doação de um piso e cimento para a frente da igreja de Tadeu Nascimento. Nessa época eram ministras Francisca Soares e Ana, posteriormente. Nossa preocupação principal era a reconstrução da capela, pois era pequena para a comunidade. O Circulo Bíblico era coordenador por Valcy e Imar. Foi em 1998 que tivemos a primeira paixão de Cristo na Comunidade. Este conselho coordenou as ações da capela até 13 de maio de 2000.

O Novo conselho assumiu em Julho de 2000 e te vê Francisco Antonio na coordenação geral, Ademir na vice, Valcy na 1ª Tesouraria, Maria Martins na 2ª tesouraria, Rosanny 1ª secretaria e Samuel na 2ª secretaria, João Sena como coordenador de Patrimônio. Essa gestão soube como coordenar e conseguiram muitos importantes feitos a igreja, como a compra de mais um terreno, pertencente a D. Vera , reboco e piso da igreja, além da construção da frente da capela. As nossas pastorais continuaram o trabalho inclusive o dizimo teve um bom aumento em suas arrecadações. A comunidade continuava a realizar duas missas por mês, quando Pe Fayos deu autorização ao Pe Sales para que fossem realizadas todos domingo as missas na Igreja. D Albertina havia assumido o cargo de ministra.

Em 10 de outubro de 2002, tínhamos um novo conselho para dar continuidade ao trabalho da capela. Na coordenação geral tínhamos Jonas, na vice Eliete, na secretaria Hosana na 2ª secretaria Marcos, na tesouraria Valcy e Patrimônio Ademir. Esta gestão realizou muitos feitos dentre eles a compra de uma mesa de som e caixa de som e a instalação de caixa de som pela igreja. Também deram inicio á construção do salão comunitário. Pe Fayos já estava com 7 anos na comunidade e por isso teve de ir, deixando a Pe Ademir a responsabilidade da paróquia, que na época passava por várias mudanças, inclusive sua divisão em 3. O Apolo XI passou a obter oito missas por mês nas quartas e nos domingos.


Atual coordenador: Jonas


Rua Vitória Régia, nº 375.

CEP: 60.702-750

Bairro: Apolo XI

Contato: (85) 985090036 (Jonas – Atual Coordenadora)


 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>